Muita gente fica assustada com a frase "Só coloque em bolsa o dinheiro que pode perder". Acha que é exagerada e que nós, moderadores, estamos fazendo terrorismo, etc. Então vamos lá.
Fiz esse gráfico do Ibovespa, mas não me ative apenas à cotação do ínice, mas sim na sua relação com o IGP-DI. Ou seja, quando há uma subida no gráfico, significa que houve um ganho real sobre a inflação. Se há uma queda do gráfico, significa que houve uma perda em termos reais.
No gráfico, sinalizei três quedas importantes:
- De 1985 a 1997, foram mais de 11 anos em prejuízo, chegando a 95% de perdas.
- De 2000 a 2006, mais de cinco anos, chegando a cerca de 65% de queda
- A atual, iniciada em 2008. Foram mais de sete anos e com perdas de 68%.
Portanto, essa "crise" do Ibovespa não está sendo nem a mais longa nem a mais grave. Então não se trata de nenhuma surpresa até o momento.
Outra coisa importante é lembrar que o índice é uma média da evolução da cotação das empresas apurada por uma metodolgia matemática. Não há uma seleção de empresas boas ou ruins. Certamente, quem selecionou boas empresas, investiu no seu trabalho, na sua saúde, na sua família e não ficou se deixando levar pela cotação, passou esses período com muito menos nervosismo.
Investimentos existem para dar tranquilidade e não preocupação. Se você não consegue alguma parte do seu patrimônio perder 95% do seu valor de mercado, você não deve estar na Bolsa. Pode acumular patrimônio de valor em diversas outras modalidades: renda fixa, imóveis, obras de arte, etc.