Tenho algumas pessoas muito simples em minha família (de baixa escolaridade, mas não necessariamente pobres).
Gostaria de ajudar orientando os melhores investimentos para o futuro com o objetivo de que tenham renda extra na aposentadoria.
Penso que uma previdência privada pode ser uma boa opção, mas confesso que estou na dúvida e gostaria de opiniões.
1. O objetivo é obter uma renda mensal no futuro e não uma reserva financeira (ao receber a reserva, eles teriam que passar a administrar ou ainda delegar a administração a um gerente de banco qualquer e aí já sabemos que tudo pode desandar...). Dinheiro na mão é vendaval...
2. Perfil conservador
3. Não há necessidade de curto prazo do dinheiro investido. Há certa disciplina financeira, não há dívidas e etc
4. Plano de previdência privado disponível (renda fixa) com taxa de administração de 1%, sem carregamento na entrada (taxa de saída cessa com 36 meses) e sem "penduricalhos" como pecúlio e seguros. Todo o valor investido vai para o plano.
5. Proposta de um VGBL pois a declaração é simplificada.
Sei que a previdência privada não é necessariamente o melhor investimento, mas para as pessoas em questão, creio que a simplicidade do produto ajuda muito. Sei que existem outras possibilidades, como FII, tesouro direto e etc, mas todos esses demandam algum tipo de acompanhamento, reinvestimentos, compras, vendas e etc.
A pergunta é: existe algum outro produto que possa gerar renda no futuro com um mínimo de necessidade de administração? Não estou pedindo a melhor rentabilidade do mercado, só não gostaria também de estar aconselhando um produto ruim.
Muito obrigado!