Ásia
As bolsas de valores asiáticas fecharam a jornada desta sexta-feira com ganhos expressivos, ajudando na recuperação dos índices que enfrentam uma tendência negativa desde o início do ano. O resultado é consequência de uma jornada positiva na véspera em Wall Street, a leve recuperação do petróleo e indícios de um plano de estímulo econômico na Europa. Em Hong Kong, a alta foi de 2,9%, enquanto em Tóquio foi de quase 6%.
Europa
Os mercados de ações da Europa operam na manhã desta sexta-feira com ganhos, com os investidores animados com a sinalização do Banco Central Europeu (BCE) de lançar um plano de estímulo à economia já para a próxima reunião da autoridade monetária, marcada para março. Isso ajuda na recuperação do preço do petróleo, que volta a ser negociado no patamar de US$ 30 o barril.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores dos Estados Unidos indicam que a jornada desta sexta-feira deve iniciar com ganhos para o mercado local. Os estímulos à economia europeia e a recuperação da cotação do petróleo são fatores que influenciam nos negócios. Além disso, o mercado começa a especular qual será a decisão do Federal Reserve na reunião da próxima quarta-feira.
Brasil
O mercado brasileiro de ações teve na quinta-feira um dia de leve alta, ajudando a conter as quedas seguidas das últimas semanas. O cenário mais positivo nesta sexta-feira deve contribuir para que o início do pregão seja positivo, ainda mais com a recuperação do preço do petróleo. Os estímulos à economia europeia e a expectativa da reunião do Fomc devem também mexer com as ações, em dia que é marcado pela divulgação da prévia do IPCA.
No mercado de câmbio, o mercado recebeu mal a decisão do Banco Central de manter os juros inalterados. O entendimento do mercado é que em um cenário de inflação persistente seria necessário elevar a taxa Selic. Com a postura do BC, os investidores viram com desconfiança a ação da autoridade monetária, o que levou o dólar comercial a sua maior cotação da era do Plano Real.
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (22), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.600 contratos de fevereiro de 2016 para agosto e novembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo