Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a jornada desta quarta com rumos opostos. Com os mercados de Tóquio e de Hong Kong fechando no azul, após a expressiva queda de ontem. A exceção ficou para Xangai, que teve perdas. Os investidores seguiram a tendência dos mercados internacionais na véspera, mas as atenções se voltam para a reunião do Fomc, que decide hoje o futuro dos juros nos Estados Unidos.
Europa
As principais bolsas de valores da Europa operam na manhã desta quarta-feira com perdas, mesmo após a recuperação sinalizada pelos mercados de ações da Ásia. A queda expressiva da cotação do petróleo e a reunião do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fomc) centram as atenções dos investidores. O temor é que um novo aumento dos juros americanos piore ainda mais a situação das bolsas por todo o mundo.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street sinalizam um início de jornada negativo para o mercado de ações dos Estados Unidos, já revertendo a situação desenhada na véspera, seguindo assim a tendência das bolsas da Europa. A reunião do Fomc é o fator mais importante do dia, com o aumento dos juros considerado sendo considerado certo. A dúvida é o tamanho desta elevação e o teor do documento, que poderá indicar os próximos passos da autoridade monetária americana.
Brasil
O mercado acionário brasileiro contrariou a tendência das bolsas internacionais e encerrou a jornada de ontem com perdas, puxadas pelo desempenho das ações da Petrobras e da Vale, mesmo em dia positivo para a cotação do petróleo. Para hoje, a tendência é de novas perdas, seguindo as bolsas da Europa e os índices futuros dos EUA. Além disso, a reunião do Fomc também está na pauta.
No mercado de câmbio o dia foi favorável ao real, com a divisa negociada a R$ 4,0630,queda de 0,88%. A tendência é que o dia comece alta, devido ao cenário externo negativo como ta a preocupação com a China, petróleo e também a reunião do Fomc.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (27), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.600 contratos de fevereiro de 2016 para agosto e novembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo