Ásia
Os mercados de ações da Ásia fecharam a jornada desta sexta-feira no azul, depois de mais uma jornada de altos e baixos. O fator que impulsionou os índices acionários foi a decisão do Banco do Japão de ter taxa de juros negativas para o país. Com isso, o Nikkei e o Hang Seng subiram mais de 2,5%, enquanto a bolsa de Xangai somou mais de 3%.
Europa
As principais bolsas de valores da Europa operam na manhã com ganhos superiores a 1%. A cotação do barril do petróleo está em alta, o que contribui para uma certa tranquilidade. No entanto o fator que anima dos investidores foi a decisão de banco central japonês de adotar taxa de juros negativas para a economia do país. O anúncio impulsiona os mercados por todo o mundo.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street sinalizam um início de jornada positivo, na esteira das bolsas da Ásia e da Europa, repercutido a decisão da autoridade monetária japonesa. Alguns fatores da economia local merecem destaque, como os números do PIB do 4º trimestre do ano passado e de 2015, além de dados do mercado de trabalho.
Brasil
O mercado acionário teve ganhos na jornada de ontem em dia de altos e baixos por conta das ações de empresas como a Petrobras e a Vale. Para hoje, a tendência é que os índices sigam a tendência internacional, com o petróleo sendo negociado no patamar de USS$ 33 e as medidas anunciadas pelo Banco do Japão.
No mercado de câmbio o dia foi de uma menor procura pela moeda americana. A ata do Copom e o desempenho do petróleo alimentaram um maior apetite ao risco, fazendo com que a divisa recuasse 0,2% a R$ 4,0790.
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (29), dois leilões de venda conjugados com leilão de compras de dólar. A primeira sessão será das 15h15 às 15h20 e a segunda das 15h30 às 15h35. Serão aceitos no máximo US$ 1,8 bilhão, a serem distribuídos, a critério do Banco Central do Brasil, entre os leilões acima mencionados.
As operações de venda do BC serão liquidadas no dia 4 de janeiro e abril de 2016, com as datas das liquidações das operações de compra do Banco Central:
Leilão A - 3 de maio de 2016;
Leilão 'B' - 2 de junho de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo