Ásia
A maior parte dos mercados de ações da Ásia encerram a jornada desta terça-feira com perdas, com a exceção ficando para Xangai, que avançou mais de 2%. Os investidores estão preocupados com a cotação do preço do petróleo e também estão atentos aos próximos passos dos bancos centrais que buscam medidas para estimular a economia.
Europa
As principais bolsas de valores europeias operam com perdas expressivas na manhã desta terça-feira, com as principais praças recuando mais de 1%. A volatilidade na cotação do preço do petróleo afeta profundamente os negócios. Ações de empresas do setor, como a BP, perdem mais de 7%.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street indicam que o início da jornada desta terça-feira deve ser de perdas para o mercado de ações, seguindo a tendência desenhada durante a madrugada na Ásia e consolidada na parte da manhã nos mercados europeus. O dia não reserva a divulgação de indicadores de destaque, o que faz com que o mercado americano fique mais exposto às notícias da Europa e Ásia.
Brasil
Depois de passar a maior parte da segunda-feira com perdas, o mercado local de ações se recuperou no final do dia puxado pelos papéis dos bancos. Para hoje, o cenário que se desenha é negativo, com as bolsas por todo o mundo acumulando perdas por conta do valor do petróleo, commodity que tem importante peso para a bolsa local.
No mercado de câmbio a segunda-feira foi de queda expressiva para a divisa, que caiu mais de 1% e encerrou negociada a R$ 3,9789. Para hoje, com o cenário negativo, é de recuperação do preço da divisa.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (2), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.900 contratos de março de 2016 para agosto e novembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo