Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam a jornada desta sexta-feira com rumos distintos, mesmo após um dia positivo em Wall Street na véspera e um cenário com dólar perdendo força em diversas partes do mundo. A cotação do petróleo também favorece os mercados, mas não impediu o Nikkei, de Tóquio, de perder quase 6% na semana.
Europa
As principais bolsas de valores europeias operam no azul na manhã desta sexta-feira, com o cenário positivo em Wall Street na véspera tendo papel importante no resultado de momento. Os investidores estão na expectativa da divulgação dos dados do mercado de trabalho americano, que podem dar pistas dos próximos passos do Federal Reserve e sua política monetária.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street indicam que a sexta-feira deve começar com ganhos modestos para os mercados americanos. O dia é marcado pela grande expectativa dos analistas e investidores com os dados do mercado de trabalho. O mercado espera que a economia americana tenha criado 190 mil vagas de trabalho em janeiro, com a taxa de desemprego mantendo-se em 5%.
Brasil
Depois de um ganho importante na jornada de quinta-feira, a sexta-feira será um dia de cautela para o mercado brasileiro de ações. Além de todo o cenário internacional, com dados da economia americana, o feriado do carnaval, que paralisa os mercados na segunda e na terça-feira, e a abertura apenas as 13 horas da quarta-feira, pode motivar um clima de cautela, com alguns investidores preferindo não ficar posicionados durante os próximos dias.
O mercado de câmbio de quinta-feira foi mais uma vez favorável ao real ante ao dólar comercial, com a divisa chegando a cair mais de 1,3%, mas com o passar do dia, a divisa ganhou força e fechou perto da maior cotação do dia, que ainda assim representou queda de 0,6% a R$ 3,8930.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (5), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.900 contratos de março de 2016 para agosto e novembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo