Olá pessoal,
sei que a idéia de benchmark é algo um pouco estúpido quando investimos em valor, mas quando comparamos alguns investimentos, e precisamos escolher um deles (ainda que seja para dar mais peso) é difícil não tentar traçar um paralelo.
É um pouco de futurologia, mas a conjuntura atual tem castigado o setor imobiliário. Da mesma forma, a nebulosidade político-econômica que temos hoje, pelo menos no meu ponto de vista, compromete a visão de que um título do tesouro nacional é algo 100% seguro (como a manada prega..). Mas, pensando na filosofia B&H, isso pode ser visto como uma oportunidade excelente caso a situação venha a melhorar.
Levando em conta que:
(a) uma NTNB tem o principal corrigido pelo IPCA e paga hoje cupons de ~7,5%aa (o ideal para o paralelo seria considerar a NTNC, corrigidas pelo IGPM, mas, elas não tem sido vendidas pelo tesouro).
(b) pela natureza do investimento, fazendo uma aproximação/simplificação "grosseira" de que as cotas de um FII serão, no longo prazo corrigidas pelo IGPM, e que, hoje, em média, um FII paga um rendimento mensal isento de IR de, na média, algo também próximo 7,5%aa.
Nestes termos, HOJE, o que vale mais a pena para o longuíssimo prazo, pensando em risco/retorno, partindo de pequenos aportes mensais a fim de gerar uma renda passiva no longuíssimo prazo: títulos do tesouro indexados a inflação ou FIIs ?