Pessoal,
Estou com uma dúvida na utilização do BS.
Imóveis quando são colocados no Patrimônio distorcem o sistema. Eu teria 99% em imóveis e 1% em todos os outros que eu desejo (ações, FII, RF, etc). Então ele sempre mandará comprar tudo menos imóveis. E mês a mês pouca coisa muda.
Quando vcs fazem uso do sistema como lidam com isso?
Outra questão é que em algum vídeo do @bastter ele fala para só investir depois que pagar todas as dívidas. Matematicamente, ele está correto. Mas, penso que, se for assim, não teria disponibilidade de investir no curto nem no médio prazo, embora eu pense em quitar o empréstimo antes disso.
Então, a minha dúvida é se os aportes mensais seriam melhor utilizados na quitação antecipada dessa dívida ou na aquisição do portfólio desejado (ações, FII, RF).
Pago 9% de juros a.a. e com o aluguel do imóvel, o meu fluxo de caixa é positivo, ou seja, recebo mais de aluguel do que o valor da prestação. Então, tenho caixa para investir ou liquidar o imóvel, só que não dá para fazer os dois.
Não consegui formar a tão falada reserva de 6 meses de salário em RF porque acho desperdício em troca de pouca segurança. Acho mais vantagem usar o dinheiro para quitar antecipadamente essa dívida e é o que eu tenho feito. Mas, como devem saber, mesmo assim, demora para liquidar uma dívida alta.
Sei que ninguém aqui é consultor financeiro nem nada. Sou mais amador que todos vocês, podem ter certeza. Queria ouvir opiniões, não exatamente sobre o que fazer, mas sobre os prós e contras de cada uma das opções, se possível.
PS: Minha carteira de ações é mínima porque eu não tenho a reserva de 6 meses ainda, pelo fato citado acima. Tenho medo de precisar do dinheiro e ele estar em ações e eu tomar prejuízo em eventual venda na pressa. Então meus aportes foram sempre quando eu recebia um extra (décimo terceiro, férias, ação na justiça, etc), mas agora sei que o importante são os aportes mensais. A dúvida é onde aportar, na quitação antecipada, ou nos investimentos. A dívida é grande em montante, mas não impacta meu fluxo de caixa.