Tenho uns 7% de meu patri em NTNB-S.
Num tópico aí, não criado por mim, surgiu esta discussão. A discussão se alongou um pouco, o cara curtia NTNBs-S, houveram simulações comparando alho com bugalho, e houve 2 ou 3 intervenções do Bastter, curtas e grossas, como de costume.
Mas seu recado era basicamente o seguinte, Quem opta por NTNB-S para formar patri é um burro, porque as NTNBs-P seriam muito mais vantajosas, pelo efeito do IR semestral e o efeito dos juros compostos.
Por prepotência, superficialidade e preguiça sempre rechacei essa conta, porque, ao final, vove vai pagar todo o importo sobre todos os ganhos, fazendo pouca direfernça.
Mas, como conheço a figura, que sem dúvida é um dos caras mais inteligentes que já conheci.
Então, tentando exercer uma desprepotência, humildade e overcome preguiça, fiz umas contas, bem rústicas.
Embora a fiabilidade de meu modelo acochambrado, o resultado me espantou! As NTNB-P ganham disparado, bem disparado.
E eu, burro, em NTNBs-S.
Alguem teria saco de fazer um modelo menos rústicos, em Excel, considerando as seguintes premissas, para ver qual seria a melhor, e uanto.
Seria assim, com as seguintes premissas.
a. 2 títulos de R$1000000, um de S e um de P
b. Taxas de juros contratadas a 7% + IPCA.
c. Prazo de 10 anos, nas 2.
d. IPCA de 9% em 2016 e 2017, caindo para 7% em 2018-2024 e, depois, 6%
e. Reaplicação imediata dos dividendos das S por taxa equivalente á do próprio título, IPCA + 7
Nessa minha conta rústicas, talvez valesse eu considerar uma migração de títulos TD, aos poucos, para NTNB-P
Haveria que ser um Excel, pelo menos semestral, por 10 anos, que dá poucas 20 colunas.
A conta rústica que fiz me espantou, tão favorável às P.
Se alguém puder ajudar, com um cálculo mais peciso, para mim, e creio muitos outros, seria de grande valia.
Dia seguinte liguei para meu gestor e lhe falei dessa taxa, que não estava feliz com ela.
Primeiro, ele, cínico me empurrou o argumento que eu não deveria mudar, pois eles oferecem parcas vantagens à carteiras maiores. Lhe respondi, na lata, que o que restaria lá ainda seria muito, e, que eles me continuariam a tratar bem.
Insisti e ele me disse que, pessoalmente, tentaria renegociar essa taxa aa. Me ligou em poucas horas, negociou de 0.45% aa para 0,25% aa, um bom ganho, que só tive por voltar a frequentar tópicos aqui.
Mesmo que não tente baixar mais, em outro banco, só esta vantagem me paga a assinatura Blue por anos.
Cool