Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia encerram a jornada desta quarta-feira com perdas, depois de uma sessão de altos e baixos durante o dia, indo assim em sentido oposto ao fechamento positivo de Wall Street na sessão de ontem. A exceção ficou para a bolsa de Xangai, que teve alta de 1,10%, contra perdas de mais de 1% em mercados como o de Tóquio e o de Hong Kong.
Europa
Os principais mercados de ações da Europa operam na manhã desta quarta-feira em sentido oposto aos índices asiáticos, com os investidores com as atenções voltadas para a ata da reunião do Fomc, que será divulgada na tarde de hoje em Wall Street. A expectativa é por pistas dos próximos passos da autoridade monetária americana no que diz respeito aos juros.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street operam com ganhos, depois de ter fechado a jornada da véspera no azul. Com isso, a tendência é que as bolsas americanas sigam a tendência da Europa e abram no azul, com todas as atenções dos investidores voltadas para a divulgação da ata do Fomc.
Brasil
O mercado brasileiro de ações fechou a terça-feira com ganhos e, caso mantenha a tendência de seguir as bolsas externas, deve abrir também o dia no azul. Com poucos indicadores de destaque no cenário interno, mais uma vez são os dados dos EUA que vão afetar os negócios por aqui.
O mercado de câmbio de terça-feira foi de forte queda, com a divisa indo a R$ 4,0710. A sinalização do Banco Central de não elevar os juros contribuiu para uma maior procura pela moeda americana e também levou a uma queda nos contratos de DIs.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (17), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.900 contratos de março de 2016 para agosto e novembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo