Podem me xingar, mas eu admito que leio um pouco de bullshit. Pode até ser presunção, mas me considero blindado quanto a isso. Infelizmente, alguns bullshits conseguem alcançar uma dimensão gigante, e hoje em dia, com vários amigos e parentes com as ideias da empresa do fim do mundo na cabeça, tive que começar a ler até para ter ideia do nivel das besteiras e até para rebater ou alertar gente de quem eu gosto para não fazer besteiras. Minha resposta quase que exclusivamente acaba com a indicação aqui do site e alguns vídeos específicos do Bastter, só que a maioria tem preguiça e aí eu deixo pra lá. Como eu já disse aqui, recomendo que não fiquem falando sobre investimentos com amigos e parentes pois isso sem acaba dando mesbla, por isso só abro exceções para pessoas de quem gosto muito e caso perceba que a cagada vai ser grande demais para suportarem.
Pois bem, voltando ao assunto principal, essa empresa hoje, na tentativa de vender mais um de seus relatórios sobre renda fixa, contou uma história de um cara que aplicou de uma única vez 1 milhão de reais em NTNBP 2035. E qual é o problema, vocês podem perguntar? O problema é justamente aquilo que eles focaram como sendo erro e qual seria a solução.
Não apontaram o erro grotesco e gritante de aplicar uma quantia absurda dessa de uma única vez, ponto para o Bastter. Segundo eles, e ponto para o Bastter novamente, o erro foi que fazendo isso, ele travou uma taxa baixa, pois a aplicação foi feita em 2011 e a NTNB estava pagando juros reias de 3% e uns quebrados. Em seguida, mostraram novamente o que o Bastter sempre diz, os juros foram subindo até hoje, chegando a mais de 7%, e o cara desesperado foi lá e realizou um prejuízo de mais de 40%.
O que me deixou mais estarrecido? Em momento algum eles apontaram o erro dele em realizar esse prejuízo. Segundo eles, mesmo se ele carregasse até o vencimento, seria um erro pois ele poderia ganhar muito mais se tivesse acertado o timing. Lembrei na hora do Eduardo em seu chat sobre timing. E para piorar, eles no final prometem acertar esses timings para o assinante de forma que ele fique comprando na baixa e vendendo na alta, comprando sempre os títulos com vencimento mais curto.
Eu tive que vir contar isso aqui porque somente nesse post deles, todos os principais bullshits combatidos nesse site estavam presentes.
Nessa hora, só tenho ainda mais gratidão ao Bastter e os demais consultores, pois há algum tempo atrás eu não seria capaz de enxergar toda essa baboseira e poderia ser mais uma sardinha fisgada por textos bem escritos com belos gráficos.
Obrigado.