O que o frequentadores do Bastter acham dessa debênture incentivada da Salus Infraestrutura Portuaria (SAIP11) ?
Alguns meses atrás quando comecei a investir com a XP o meu assessor na época me montou uma carteira de renda fixa e eu na minha inexperiência aceitei (ainda não tinha aprendido que primeiro era melhor investir na educação financeira para só depois investir). Pois bem, a carteira inicial estava cerca de 20% (!!!) alocada nessa SAIP11 com taxa de +7,25 aa e só agora depois de estudar mais vejo o risco que é carregar tanto assim em um único ativo com certo risco.
Os únicos pros que vejo no ativo são:
- Rating AA longo prazo da Fitch BR;
- Apesar da garantia ser quirográfica, existe um tal de contrato de suporte de acionistas em que a VLI se comprometeria em quitar as dívidas da Salus, inclusive as debentureses
Porém os contras me parecem bem mais numerosos:
- O projeto de infraestrutura da empresa consiste em fazer manutenção e dragagem de um canal que atende o terminal da carga da Usiminas e da Ultrafértil em Cubatão. Usiminas que está quase falida e que ja teve até mesmo a licença de operar o porto suspensa por alguns dias no inicio do ano pela prefeita de Cubatão em represália à demissão de funcionários da Usiminas.
- Pelo que vi no modelo de negócio, foram captados R$ 321 milhões em debentures e todo o $ encontra-se investido num fundo de investimento de um dos sócios da empresa (RB Capital). Inclusive a análise financeira publicada em setembro/15 no proprio site da Salus mostra os cenários que podem afetar a empresa, entre elas um IPCA maior do que 10% (já está) e com cenário "remoto" IPCA de 12% (já já chegamos lá).
- Encontro pouquissimas informações sobre essa Salus Infraestutura Portuaria na internet.
- Por último, esse treco está sempre à venda na plataforma de renda fixa da XP desde dezembro e no site de debentures da Anbima a SAIP11 sempre tem um volume enorme de negociações. Hoje mesmo para o período de 02/2016 consta 388 negociações para um número de 7.760 unidades do ativo. Daria uma média 20-25 mil reais por negociação, ao meu ver só tem pequenos investidores como eu comprando. Me passa a impressão de que a XP e outros grandes fundos e detendores originais estejam se livrando do papel.
Enfim, não sei até que ponto é paranóia minha isso tudo e as coisas são assim mesmo ou se o ativo é roubada e não vale o risco. O fato de não ter acesso ao mercado secundário para me livrar do ativo também me deixa desapontado, pelo que entendi o único jeito de resgatar seria entregando de volta para a XP com prejuízo.
Abraço!