Vou tentar mais uma pergunta:
Entre as aplicações de renda fixa ezistem alguns que devolvem o dinheiro investiod em várias parcelas ao investidor. Geralmente chamado de Amortização.
Vou usar um exemplo simples:
Em 2014 comprei um titulo de R$ 10.000 com vencimento em 2019. No aniversário do investimento (em 2015, 2016, 2017 e 2018) o investimento devolve 20% do valor aplicado (= R$ 2.000). No dia do vencimento em 2019, o resto é devolvido.
O que me interesa é o tratamento na declaração. (Estou deixando os juros que vou receber de fora.)
(1) As parcelas que estou recebendo não são renda; são devolução de capital. Por isso não entram na declaração de renda.
(2) Como uma parte do dinheiro aplicado foi devolvido, o valor do investimento deve ser reduzido. Eu pretendo, na declaração de bens, colocar na coluna "Valor em 31/12/2015" o montante reduzido (R$ 8.000) e adicionar um comentário, explicando a razão da redução"
Procurei no "Ajuda" do programa e tambem no "Perguntão" da Receita mas não encontrei nada sobre amortização. Será que eles usam outro termo?
O que vocês acham da minha sugestão?