Pessoal,
Ontem estava conversando aqui no fórum com colegas e com o @bastter sobre os critérios para seleção de boas empresas. Confesso que, dada a minha inexperiência, sempre fui adquirindo empresas que são as consideradas boas no mercado, na avaliação do pessoal aqui e também na minha avaliação. Não são muitas na Ibovespa, o que facilita.
No entanto, tenho tido dificuldade em estabelecer critérios precisos para selecionar boas empresas. Acabei acompanhando um site americano que fala sobre o assunto de maneira muito didática, mas o direcionamento deles é no sentido de selecionar boas pagadoras de dividendos.
Eu estava com essa ideia em mente, desde então, quando o @bastter desconstruiu meu castelo de cartas, dizendo que uma empresa não pagadora de dividendos pode ser ótima ao passo que uma pagadora pode ser um lixo. Assim, o critério primeiro que o site americano indica (crescimento constante de dividendos) foi por água abaixo.
Há um outro site aqui brasileiro que eu também acompanho, não sei se posso divulgar aqui, que trata justamente da questão de dividendos. O rapaz vem montando uma carteira de empresas com base em dividendos, e publicando mensalmente a evolução, que, a meu ver de ignorante, parecia boa.
Assim, estou numa dúvida enorme em como estabelecer critérios. Objetivamente falando, vocês poderiam compartilhar os SEUS critérios específicos para ser sócio de boas empresas para, ao menos, eu ter uma noção do que olhar e procurar nos balanços. Eu tenho uma boa noção de Contabilidade, mas como o @bastter diz, a questão não é matemática. Na verdade, eu preferia que fosse. rsrrs.
E aí, algumas ideias de critérios iniciais e objetivos para se tornar sócio de boas empresas?
Minha carteira hoje contempla apenas 7 empresas e dois FII. Mas, não passaram por critérios objetivos para ser sócio. São empresas boas, com lucros crescentes, em setores que eu acho que são interessantes. Então eu queria passar do achismo para a ciência.
Abcs