Na venda é impossível se beneficiar do tempo e juros compostos no longo prazo, já que operações vendidas sempre tem prazos. Mesmo usando o aluguel, o que permite alongar os prazos, ele existe.
Tendo prazo as operações vendidas trazem um enorme benefício para quem recebe comissões, taxas e impostos, pois quanto mais operações vendidas, mais dinheiro vai para intermediários e governos. Entendeu porque passam a imagem que vender é coisa de fera neném e vai te enriquecer?
Se compra uma ação de uma boa empresa, e ela continua boa, paga uma comissão na compra. E NUNCA paga impostos. Aí a casa cai! Então você tem de ser induzido as vendas e é nelas que vai ficar rico não é mesmo!?
No gráfico abaixo pode-se ver que o IBOV sobe no longo prazo (e olha que o IBOV é cheio de lixo, se fosse um gráfico de boas empresas a alta era bem mais expressiva). Mais um dado que diminui suas chances na venda.
Nada contra operar na venda para quem realmente sabe o que está fazendo como complemento do acúmulo de patrimônio. Estou falando de ativos direcionais (ações, índices, etc), pois opções você vende VE (valor extrínseco das opções) o que não é direcional.
Para quem quer se aprofundar em opções, acesse:
Seção de Opções