Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia fecharam a jornada desta de segunda-feira com ganhos, com a decisão de quinta-feira do Banco Central Europeu de reduzir os juros da zona do euro para 0% ainda trazendo reflexos para os negócios. O entendimento dos analistas é que a maior flexibilização da autoridade monetária europeia traz um maior apetite ao risco para os negócios.
Europa
Os principais mercados de ações da Europa operam nesta segunda-feira com ganhos, com os investidores segundo assim o resultado da madrugada na Ásia. A decisão da semana passada do BCE e as reuniões de banco centrais marcadas para esta semana, com destaque para dos Estados Unidos e do Reino Unido, ajudam a aumentar as apostas por um cenário mais atrativo para os investidores.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street indicam que a segunda-feira deve começar no vermelho para o mercado americano de ações, ignorando assim a tendência desenhada pelos mercados da Ásia e da Europa durante a madrugada. As atenções dos investidores estão voltadas para a reunião do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve, o Fomc, que divulgará o resultado do encontro na quarta-feira a tarde.
Brasil
O mercado brasileiro de ações fechou a sexta-feira com ganhos, com os investidores repercutindo com otimismo ao cenário político e às investigações da Operação Lava Jato. No fim de semana, a convenção do PMDB deu sinais que o principal partido de apoio de Dilma Rousseff pode deixar o governo, tendência que se reforça com a forte adesão popular nos protestos que pediram o impeachment da presidente no domingo por todo o Brasi.
O mercado de câmbio registrou queda de 4,8% na última semana, encerrando assim negociado a R$ 3,5880, em um cenário em que os investidores buscam uma definição de qual será o novo patamar da moeda americana, ainda mais depois dos acontecimentos do final de semana.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (14), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9.600 contratos de abril de 2016 para agosto e dezembro de 2016, além de abril de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo