Tava refletindo...
Eu acho que não só bolsa mas investimentos em geral pedem um pensamento que não é natural do ser humano. O seromano se sabota muito. Sempre muito ansioso, quer resultado imediato pra tudo. Ai não tem jeito, compra na euforia vendo que ta subindo (não quer ficar de fora) e quando começa a cair acha que o mundo ta acabando e vende.
Realmente é preciso treinar o cérebro como uma maquininha e se impor regras e até dogmas por assim dizer pra agir igual a um computador seguindo o plano e evitando fazer mesbla. Tipo fazer os seus mandamentos e seguir fielmente a ele.
"Não se desesperarás com notícias";
"Não venderás porque a cotação caiu/subiu";
O instinto animal do cara destreinado vai sempre querer empurrar ele de volta pra manada. Pro iniciante, quedas grandes realmente dão aquela dúvida de "será que eu fiz certo mesmo?" e se o cara não estudou e se preparou pra aquilo, é difícil se segurar no plano e desmanadizar. Normalmente só depois de quebrar a cara algumas vezes que se começa a entrar no caminho certo.
Devia ter algum estudo biológico sobre isso. O tipo de pensamento necessário pra sobreviver na bolsa e afins é completamente oposto ao instinto natural, porque ele só funciona (ou tende a funcionar) no longo prazo, e a gente só consegue ver o que tá logo a nossa frente.
Enfim, não sou nem perto de cientista, posso sempre só estar falando merda mesmo hahahaha.
Se algum neurocientista ler isso, peço perdão pelo vacilo.