Não sei quanto a vocês, mas meu aprendizado de infância foi muito mais ligado em como ter bom crédito na praça e que pra ter as coisas na vida precisa se endividar, etc.
Óbvio que hj já é evidente que esse caminho não é ideal. Porém, ainda que o meu próprio conhecimento seja incipiente, hoje me vejo no papel de educar um infante, e venho faz muito tempo filosofando e implantando conceitos que julgo serem mais úteis aos quais fui submetido.
Ex: Quando vou ao supermercado, deixo o meu infante de 3 anos escolher 1 doce de sua vontade. O interessante que é qualquer um, desde que se limite a um. Isso faz com que ele internamente tenha que conflitar as opções e escolher a melhor na opinião dele. As vezes eu ofereço "consultoria", mas sempre reforço que é ele que escolhe e ele que arca com a escolha dele. É bem interessante ver as expressões de conflito que a gente consegue ler no rosto dele... dá pra ver o cérebro julgando.
Assim, por enquanto os exercícios são simples, mas venho me indagando quais abstrações quero forçar, qual ordem seria a mais produtiva, enfim, didática. Sempre procuro algum livro sobre isso, ou metodologia, mas sempre parece mais do mesmo daquela conversa que a gente sabe que até pra adulto não cola.
Daí venho aqui perguntar... alguém conhece alguma metodologia a ser aplicada em crianças bem pequenas, a serem evoluídas desde 3 anos até sei lá... 18? pode ser link do amazon em inglês msm.