Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia fecharam a quarta-feira com ganhos, com os investidores recebendo positivamente a decisão do Federal Reserve de manter a taxa de juros inalterada, além da recuperação do preço do petróleo. A exceção ficou para a bolsa de Tóquio, que caiu diante de valorização o iene ante ao dólar.
Europa
As principais bolsas de valores da Europa operam nesta quarta-feira no vermelho, após iniciar a jornada com ganhos. Inicialmente, a repercussão à decisão do Fed puxou positivamente as bolsas para cima, mas com o passar das horas o cenário positivo deu espaço para incertezas sobre o desempenho da economia global.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street apontam para um início negativo para as bolsas de valores dos Estados Unidos. Os investidores estão “digerindo” a decisão do Federal Reserve na tarde de ontem e também de olho nos dados da economia local que serão divulgados nos próximos dias.
Brasil
O mercado brasileiro de ações fechou a jornada de ontem com ganhos, em um dia marcado por fortes emoções com a confirmação da nomeação do ex-presidente Lula para o ministério da Casa da Civil. Na parte da tarde, com boatos que o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles poderia voltar para a autoridade monetária, ou até mesmo ir ministério da Fazenda.
Para hoje, o cenário é absolutamente incerto. A divulgação dos grampos do ex-presidente Lula por parte do juiz Sérgio Moro desencadeou uma série de novos protestos pelo Brasil e até mesmo o pedido de renúncia da presidente Dilma.
Ontem, a cotação do dólar comercial teve forte oscilação em meio as notícias da crise política, com ao final do dia a divisa encerrando com queda de 0,79% a R$ 3,7400.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (17), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,6 mil contratos de abril de 2016 para agosto e dezembro de 2016, além de abril de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo