Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia fecharam, em sua maioria, perto da estabilidade em um cenário que reserva poucos indicadores de destaque na economia da China e dos Estados Unidos. Além disso, em diversas praças a semana será mais curta por conta da Sexta-Feira Santa. Destaque para a bolsa de Xangai, que encerrou com ganhos expressivos.
Europa
As principais bolsas de valores da Europa operam com ganhos na manhã desta segunda-feira, depois de um início negativo. Assim como no cenário asiático, o dia é tranquilo com poucos indicadores na agenda do dia. O preço do petróleo deve ter papel de destaque no decorrer da jornada.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street indicam que a segunda-feira deve ser de ganhos para o mercado de ações americano. A agenda do dia é tranquila, o que deve se repetir no decorrer da semana, que será mais curta por conta da Sexta-Feira Santa.
Brasil
O mercado brasileiro de ações fechou a semana passada com ganhos, em um cenário que se apresenta absolutamente imprevisível e totalmente pautado pelo cenário político. Os desdobramentos da Operação Lava Jato, do impasse sobre a posse do ex-presidente Lula para o ministério da Casa Civil e também com o processo de impeachment na pauta do Congresso.
Sem grandes indicadores de destaque, os investidores buscam posicionamento após as notícias de sexta-feira após o fechamento do pregão, quando foi decidido pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, que o ex-presidente Lula não pode assumir a Casa Civil, além de devolver o caso para Curitiba. No entanto, a decisão do Banco Central de realizar leilão de swap cambial reverso pode sinalizar um novo posicionamento da autoridade monetária.
No final da semana, a divisa acumulou queda de 0,1% na semana, encerrando a R$ 3,5860.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (21), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 3,6 mil contratos de abril de 2016 para fevereiro e abril de 2017.
Além disso, o BC anunciou também para hoje a realização de leilão de swap cambial com ajuste periódico, também chamado de swap cambial reverso. A operação vai acontecer entre 12:10 e 12:20, com 20 mil contratos de abril, com vencimento em julho de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo