Se você acha mesmo isso, trate muito bem seus filhos, porque eles são a única esperança de você não passar fome. E quanto mais novo você for pior. Por outro lado, quanto mais novo, mais tempo para construir sua própria aposentadoria.
NÃO VAI TER MAIS APOSENTADORIA!
Pode ser que você ganhe uma merreca que vai progressivamente diminuindo, pode ser que você seja dos poucos (pois tudo tem exceção) que ainda vão receber algo decente, mas o mais provável é que você passe fome. Nada vence a matemática e quando o dinheiro acaba é game over. Progressivamente o Estado (todos de todos os países) está ficando sem dinheiro para pagar aposentadoria, e não adianta imprimir porque aí o dinheiro perde valor e dá na mesma. E isso só tende a piorar. Claro que piora mais em países com Governos ruins e corruptos, mas piora também em países com bons Governos (se é que isso existe), em países do primeiro mundo, em qualquer país. No mais se você estiver passando fome de nada adianta dizer que é porque o Governo é ruim e corrupto, isso não abranda sua fome.
A única solução se não deseja passar fome, se deseja ter uma velhice tranquila e feliz é você fazer a sua própria aposentadoria. E isso se faz acumulando patrimônio em valor diversificado. Renda Fixa, Ações, FIIs, Imóveis, etc. Monte seu planejamento, estude, trabalhe e poupe todo mês. Se quiser, pode usar o Bastter System (gratuito) la da Bastter.com que vai te ajudar nisso.
Comece hoje porque já ta tarde. É bem simples.
1 - Invista em você, na sua formação, para que você tenha valor na sociedade. Não há mais a menor segurança em empregos (nem mesmo públicos que progressivamente vão também perder a segurança pelos mesmos motivos), você tem de valer, tem de ser um individuo importante para a sociedade e isso só se consegue estudando e trabalhando. E estudar, ainda bem, mudou muito. Há diversas formas de estudar fora do monopólio anos 50 de Escola e Faculdade. Estas duas não vão te preparar para nada se você se fiar só nelas. Encare como um mal necessário, nada além disso.
2 - Poupe todo mês em valor, acumule valor. Esqueça preços, cotação, rentabilidade, comparar isso com aquilo, qual o melhor investimento, carteira semanal. Feche o jornal e as colunas de analistas. O que te enriquece é APORTE (quanto maior mais rico), TEMPO (quanto mais tempo mais juros compostos e mais rico) e VALOR (sem valor os dois anteriores não funcionam). Preocupe-se só com estes três e progressivamente seu patrimônio vai crescendo e produzindo renda para que você tenha tranquilidade financeira. Não venda nada que tenha valor, não realize lucro (Figura criada para que você sustente os outros diminuindo seu patrimônio), só acumule. Mas eventualmente no caminho com bom senso, pode gastar um pouco para viver melhor, já que o objetivo é este. É seu, é sua reserva, é sua liberdade para deixar de ser escravo de contas e morto de fome na velhice.
Tente não entrar no desvio da politica e da reclamação. Quer lutar por um país melhor, ótimo, mas não altere em nada seus planos de aposentadoria descritos acima. Falar que o Governo é ruim e corrupto não resolve sua fome. E, aceite para não lembrar daqui a uns anos e ter perdido um tempão, mesmo que ele seja bom e pouco corrupto ou até não seja corrupto, não vai ter aposentadoria decente da mesma forma porque Governos não fazem mágica, nem os bons.
Cada vez notícias como esta abaixo serão mais comuns:
"Fundo de Pensão dos Correios quer reduzir aposentadorias em 18%"
E você vai alegar: Ah mas isso foi porque teve corrupção. E quem disse que vai parar de ter? E quem disse que se parar de ter vai resolver? O velhinho vai passar fome da mesma forma a não ter que tenha feito reserva o que os filhos ajudem.
Nas imagens abaixo, a primeira demonstra que somente 1% dos aposentados no Brasil conseguem viver da aposentadoria. A segunda demonstra que a maioria recebe 1 salario mínimo e a terceira, pasmem, as dificuldades financeiras são relacionadas a aposentadoria numa escala maior no primeiro mundo do que aqui então não vi ser melhorar o país que vai resolver este problema. Está nas suas mãos resolver o SEU problema que é o único que você pode resolver.
Video Bate Papo sobre a Aposentadoria
Bate Papo sobre Aposentadoria - YouTube