Bom dia, Nod, como vai?
Gostaria de, respeitosamente, fazer uma sugestão para melhorar a área de FIIs do site.
Apesar de não ser um expert em imóveis, sempre ouço os mais experientes dizerem que os dois principais critérios a serem observados antes de comprar um imóvel são:
1- Localização ( acesso, bairro nobre, região nobre de um bairro não tão nobre, dificuldade de replicar o imóvel, etc ). Esse como o ítem mais importante na opinião deles.
2- Qualidade construtiva.
Vejo que, apesar de achar importantes os critérios dos FIIs ( Diversificação, Perpetuidade, Governança e Rendimentos ), eles focam muito no produto " fundos " e pouco quase nada sobre os ativos dos fundos, os imóveis.
Entendo um pouco a indignação do forista Marcos Cardio, no último chato, pois entendo que ele, assim como eu, quer elevar a sua análise para com os FIIs. Ele tentou, tentou obter respostas mais objetivas, mas não as conseguiu.
Veja, entendo que a subjetividade é importante, o que é bom para mim, pode não ser para você, mas precisamos ter critérios mais objetivos.
Na área de ações, por exemplo, foi sistematizado para conseguirmos separar as boas empresas das ruins. Só depois disso, que entra a subjetividade, se serve para mim ou não, se aceito tal característica ou não.
Imagino que o Bastter tenha se inspirado no livro " Warren Buffett e a análise de balanços ", um livro que considero espetacular, um divisor de águas.
De novo venho respeitosamente pedir para que avancemos a um novo patamar, pois entendo que não dá mais para sempre ouvirmos a mesma resposta, " que devemos analisar cada fundo de acordo com os seus próprios critérios ". Tem que haver uma base, um ponto de partida. A partir daí, pode entrar a subjetividade, feeling e critérios próprios. De novo, usando a área de ações como exemplo, temos alguns critérios básicos : lucros consistentes, margens líquidas altas, ROE alto, dívida/PL menor que 0,5, dívida menor que três vezes o EBTIDA, etc. A partir daí, cada um usa os seus próprios critérios e vê se aceita ser sócio de uma empresa com margens baixas, ou com divída alta, se fizer sentido para ele. Só a partir daí o forista passa a usar os " seus próprios critérios ".
Imagino que esses dois critérios ( localização e qualidade construtiva ) seriam dois importantes upgrades para a melhora de qualidade da área de FIIs.
Espero que tenha entendido a minha proposta.
Um grande abraço!
Ruy