Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia tiveram nesta quarta-feira um dia de rumos distintos. A alta do preço do petróleo, aliada à divulgação de dados positivos da economia chinesa animaram os investidores. No entanto, o dia de altos e baixos terminou com Xangai e Tóquio no vermelho e Hong Kong no azul.
Europa
As bolsas de valores da Europa operam sem a definição de um rumo claro, a exemplo do que aconteceu na Ásia. A alta do preço do petróleo é um fator que ajusta positivamente o mercado. A divulgação de indicadores econômicos também pesa positivamente, uma vez que a produção industrial da Alemanha teve queda menor do que a esperada para fevereiro, recuando 0,5%, ante estimativa de -1,9%.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street desta quarta-feira indicam que a jornada deve iniciar com leve alta para as bolsas americanas. O dia não reserva uma quantidade significativa de indicadores econômicos, mas o mercado aguarda com ansiedade a ata da reunião do Fomc, que será publicada na parte da tarde.
Brasil
O mercado brasileiro de ações encerrou a terça-feira com ganhos, mesmo em meio a um cenário negativo. O resultado foi puxado pelo desempenho dos papéis de grandes empresas, como é o caso da Vale e da Petrobras. Para hoje, o cenário externo indica um dia pouco mais tranquilo, o que pode indicar a volta dos investidores para o mercado de ações.
O Banco Central anunciou que irá realizar leilão de swap cambial reverso, com oferta de até 5,96 mil contratos de abril, com vencimentos em julho e outubro de 2016. A operação acontece entre 9:30 e 9:40.
Além disso, irá realizar também leilão para efeito de rolagem de contratos de swap cambial, oferecendo até 5,5 mil contratos de maio, com vencimentos em fevereiro e abril de 2017. A operação está marcada das 11:30 às 11:40.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo