Boa noite pessoal.
Há muito tempo atrás decidi que meu alvo seria quitar meu apartamento e no final do ano passado alcancei o objetivo, ainda não quitei mas já tenho acumulado o suficiente para isso. Desde então tenho um novo alvo que é construir uma casa, diante disso tenho algumas possibilidades e gostaria de opiniões sobre o que acham mais apropriado. Não quero entrar no mérito se construir é a melhor alternativa, se apartamento é melhor que casa e etc... a construção da casa é uma questão fechada e ela não foi tomada pensando apenas em numeros, entra nessa decisão muitos outros fatores (esposa, filhos, não adaptação em apartamento e etc)
A situação atual: o terreno no condompinio onde gostaria de morar custa hoje aproximadamente 80% do valor do meu apartamento.
Possibilidade 1) Continuar com o apartamento financiado e continuar ajuntando dinheiro para construir, ao atingir o montante necessário, quitar o apartamento, vendê-lo, comprar o terreno e morar de aluguel durante a construção. Pelos meus planos terei o montante necessário para a construção em aproximadamente 4 anos. (esse é o meu plano original)
Possibilidade 2) Quitar o apartamento agora e recomeçar a poupança para a construção. Quitar agora não irá alterar muito o cronograma dos meus planos, mas pelas várias simulações que eu fiz não é vantajoso financeiramente quitar agora pois a taxa de juros do meu contrato é baixa (8%).
Possibilidade 3) Comprar um terreno mais distante e de valor menor como proteção caso o mercado imobiliário volte a se valorizar nesses 4 anos (essa opção foi sugerida por um amigo, a justificativa dele é que se o mercado voltar a subir nos próximos anos, não conseguirei comprar o terreno onde gostaria e construir)