Disclaimer: não quero criar polêmica, somente explorar mais o "conceito taxa não ganha de tempo" e aperfeiçoar o meu entendimento.
O conceito é verdadeiro em termos gerais. Acho que ninguém duvida que a progressão geométrica faz a sua mágica. Entretanto, acredito que seja possível juntar um investimento de médio prazo "oportunista" com um investimento de longo prazo tendo um resultado ainda maior.
Vamos colocar em termos práticos:
- LCI que rende anualmente em termos líquidos mais do que o NTNB-Pr mais longo. Ela é isenta de IR e não tem outras taxas de administração (fato real se você investir diretamente pelo banco emissor. Fatores como risco ficam fora desta comparação para mantermos em termos objetivos. Considere que o investimento estará dentro do limite do FGC.
- O investimento de referência na comparação seria o NTNB-Pr 2035. É possível conseguir uma corretora que não cobre administração, mas mesmo assim incidirá uma taxa anual da 0,30% e o IR de 15% para um período maior do que 2 anos.
- Considerando um prazo de 5 anos, se a LCI for 2% a.a. superior ao NTNB-Pr 2035, temos um ganho adicional de 10% em 5 anos. Se o rendimento anual for superior em 3%, temos um ganho de 15,9% em 5 anos.
- No vencimento da LCI em 2021 posso colocar este mesmo valor na mesma NTNB-Pr 2035. Posso encontrar uma taxa maior ou menor do que estava no momento que fiz o investimento inicial, então, não dá para considerar como algo objetivo a ser colocado na conta.
- O fato da LCI não ter IR ou outros "atritos" faz com que parte dinheiro não se perca pelo pagamento antecipado de recursos.
Considerações:
- Sei que o Bastter abomina LCI de bancos pequenos, considerando um risco alto demais. Algumas pessoas (eu incluso) dormem tranquilo com a cobertura do FGC.
- Fatores econômicos podem mudar e fazer o ganho adicional da LCI ficar menor.
- O TD permite uma liquidez diária. A LCI fica travada pelo prazo do investimento. Oportunidades e necessidades podem aparecer neste tempo.
- A legislação pode mudar.
É isto. Declaro aberta a sessão de voadoras. :-)