Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia encerram a quarta-feira com rumos opostos, em uma sessão marcada pela valorização do iene ante ao dólar e também o recuo na cotação do petróleo, que segue bastante volátil nos últimos dias. Com isso, Tóquio teve leve alta e Hong Kong fechou no vermelho.
Europa
As bolsas de valores da Europa operam no vermelho nesta jornada, em dia que mais uma vez a oscilação do preço do petróleo define os rumos. Além disso, o desempenho das ações dos bancos italianos e os balanços negativos de algumas empresas contribuem para um dia de perdas.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam que a terça-feira deve começar com perdas. A jornada será mais uma vez marcada por poucos de indicadores de destaque, e mais uma vez o mercado estará de olho em dados externos e nos preços da commodities. Com isso, os dados dos estoques de petróleo americano merecem uma atenção especial do mercado.
Brasil
O mercado brasileiro de ações encerrou a jornada de ontem com forte alta, superior a 4%, em um dia que foi positivo para os mercados de ações de todo o mundo, mas que também sofreu influência do andamento do processo de impeachment. Para hoje, é esperado um eventual ajuste, mas por ser o dia que vai decidir o afastamento da presidente Dilma, pode também indicar um novo dia de ganhos.
O Banco Central, depois de alguns dias sem atuar no mercado, anunciou que vai realizar leilão de swap cambial reverso na manhã desta quarta-feira, entre 9:30 e 9:40. Ao todo, serão oferecidos até 20 mil contratos, com vencimento em agosto, setembro, outubro e novembro deste ano.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo