Fiz 10 regras antes de começar a investir(pois antigamente era só poupança e poupança não é investimento) e ainda tenho escrito isso em um papel:
1) Juros de uma dívida sempre será maior que o rendimento dos investimentos(parece bobeira para quem tem as finanças controladas, mas para a turma que que costuma a pegar empréstimo ou que entra no limite do cartão é complicado de entender); Só comece a investir se resolver esse problema(se tiver);
2) Se você ganha X e gasta Y, Y sempre tem que ser menor que X. De preferência seguindo a fórmula X-Y<=X/10(poupar no mínimo 10% do que ganha);
3) Corte despesas desnecessárias e só gaste com supérfluo se precisar, se for te dar um grande aumento de qualidade de vida, ou satisfação pessoal.
4) Tente ganhar mais(no meu caso ainda não consegui esse, ta complicado :-) );
5) Estude muito antes de investir(de preferência assine o BB... hehehe);
6) Tenha uma reserva de emergência;
7) Nunca comece aportando muito dinheiro;
8) Diversifique(também parece que estou repetindo alguém do site, mas isso salvou minha vida);
9) Reinvista os Dividendos, proventos, juros...(“os juros compostos são a força mais poderosa do universo...”, concordo plenamente com Einstein);
10) Dinheiro de investimento é dinheiro DO investimento, ele não me pertence até nos reencontrarmos no futuro(espero né, senão ficará para a herdeira) quando não precisar mais investir.