Prezados, vou expor a situação de minha mãe para que opinem:
Senhora idosa, viúva, mora sozinha, 55% de sua renda vem da sua aposentadoria e pensão deixada pelo meu pai (ambas do INSS), os outros 45% de sua renda vem do aluguel de 4 pequenos imóveis que meu pai deixou (2 casas e 2 salões comercias)
Acontece que, como todos sabem, imóvel de aluguel é um porre (é inquilino que atrasa, defeito que aparece, imóvel que desocupa, etc) e minha mãe não está mais na idade de ficar administrando isso.
Dois detalhes: hoje ela mora de aluguel (por comodidade, visto que as casas dela são em bairro muito distante, preferimos ela morando em um apartamento menor e mais próximo) e ela não gasta toda a renda, consegue economizar em média de 10 a 20% por mês.
Eu e meus irmãos temos buscado alternativas e pensamos na ideia de vender os imóveis, comprar o apartamento que ela mora atualmente e com o restante do dinheiro montar uma carteira de FII para ela ter o complemento de renda que hoje ela obtém dos aluguéis.
Importante ressaltar que o objetivo principal não é aumento de patrimônio e sim uma aposentadoria mais tranquila pra ela (tranquila do ponto de vista de menos encheção de saco por parte de inquilino e também menor variação na renda porque vira e mexe um dos imóveis está desocupado)
Opiniões? Críticas? Sugestões?