Esse texto foi postado pelo amigo @Chemist na página da BRFS.
---------------------------------------------------------------------
No Brasil, no longo prazo:
- aparece um concorrente financiado por corrupção e papa o mercado da empresa da qual vc é minoritário
- vem o governo e inventa mil e um empecilhos e prejudica a sua empresa
- aparece um controlador "jogador" que afunda o lucro da empresa, mas aumenta a receita e incrementa seu pró labore
e o minoritário toma da cabeça e ninguém faz nada.
enquanto isso
- o controlador é bilionário e não está nem aí se o papel caiu 30 ou 40% durante anos
- o controlador continua ganhando pró labores milionários e não quer nem saber se o lucro subiu, se distribuiu dividendos, etc, tendo receita tá tudo certo...
- o controlador usa as infos privilegiadas para opas ou ipos e antevê os movimentos.
Vai vendo se em um país sério esse tipo de coisa acontece... vejam na história acionária da Nestlé, Apple, Coca Cola e tantas outras empresas sérias em mercados sérios: tanto controlador quanto minoritário ganham.
Estou começando a acreditar na filosofia que um amigo meu sempre professa: "Se Warren Buffet fosse brasileiro, investiria em renda fixa e ainda assim, com toda desconfiança do mundo com o dedo no gatilho pra cair fora a qualquer momento".
Sou investidor de RV há muitos anos, talvez até mais tempo do que muitos tem de vida adulta por aqui.
Sempre acreditei na análise fundamentalista, Buy and Hold, afinal, quem não quer crescer junto as melhores empresas de seu país?
Após tantos anos, infelizmente, chego no clichê do famoso francês: o Brasil não é um país sério. Isto engloba governo, povo, políticos, empresários e empresas.
Infelizmente esta característica desonesta geral de nossa sociedade DETONA o buy and hold, nos dá a quase certeza que, mesmo comprando a mais redondinha das empresas e o mais santo dos administradores, virá um movimento desonesto de qualquer lado que te fará tomar na cabeça.
É triste admitir que nessas terras bananeiras não dá pra jogar limpo e ganhar. Se Ben Graham fosse bananês, seria aquele camarada que encontramos todo dia no ponto de ônibus, tão falido quanto todos os probos desse país.
Enquanto não tivermos instituições e pessoas sérias no comando da justiça, CVM e das próprias empresas, é quase suicídio fazer B&H por aqui. É a minha conclusão após todos estes anos. Nosso nível de corrupção não é adequado para esta técnica.
Não me surpreendo se daqui a alguns anos eu entrar neste fórum e ver as pessoas ardorosamente discutindo B&H de empresas americanas, inglesas, etc, operando com contas no exterior.
SINCERAMENTE NÃO SEI SE NOSSOS EMPRESÁRIOS MERECEM NOSSO DINHEIRO.
------------------------------------------------------------------------
É sempre interessante ver pessoas que já colocam dinheiro há algum tempo na bolsa, ele no caso parece estar meio desiludido com ações.
O que vocês acham dessa visão dele,está distorcida, concordam?
Se o colega Chemist não gostar de eu utilizar um post seu, fazer dizer aqui no tópico e eu peço para o Bastter apagar.
Que venham as voadoras.