O que fazer quando chegar próximo da aposentadoria? comentada em 05/07/2016 19:57 Renda Fixa elgserra em 04/07/16 10:51 comentada em 05/07/2016 19:57 Primeiro devo esclarecer o que chamo de “aposentadoria”. Para mim, este termo define o momento em que eu poderei viver a partir do uso parcial do meu patrimônio, mais a merreca do INSS. Este uso parcial do patrimônio poderá ser através de utilização de dividendos de ações, de rendimentos de fundos/títulos ou mesmo de pequenas vendas de ações ou qualquer outro tipo de ativos que eu dispuser.Esclarecimento feito, vamos ao assunto do post.Quando estiver próximo dessa hora, entendo que eu deveria começar a:1) Trocar gradativamente meus títulos do Tesouro Direto IPCA+ (após o vencimento, é claro) por IPCA+ de menor prazo e com juros semestrais (para proporcionar retiradas semestrais) e também por TD SELIC.2) Reduzir gradativamente a fatia de renda variável da minha carteira (pois talvez não tenha tempo de vida pra esperar uma recuperação em caso de queda considerável)Gostaria de saber a opinião da galera. Grato.