Será que estou tão errado assim?
Após um debate sobre o assunto aqui no meu trabalho, acabo de ser chamado por todos de louco, insano, sem noção.
O foco da discussão era que afirmei: "Sempre que não for possível conseguir um desconto no pagamento à vista, eu parcelo no máximo de vezes possíveis sem juros. Dai citei o exemplo da Gasolina. Não conheço posto perto da minha casa que ofereça desconto na gasolina à vista. Assim, opto por comprar a gasolina pela internet (Posto Ipiranga Web) e parcelo o valor em 12x se juros".
No meu trabalho, foi unânime a opinião que estou fazendo bobagem, pq estaria daqui a 12 meses pagando uma gasolina que consumi hoje.
Tentei argumentar de todos os jeitos, i) valor do dinheiro no tempo; ii) fluxo de caixa; iii) pontos ganhos no cartão, etc... mas não teve jeito, todos acham que fazendo isso, no longo prazo, perderão o controle dos gastos...
Ora, na minha opinião, o controle dos gastos é o Segredo da Coisa aqui. Quando falei isso, que controlava tudo o que gastava e mantinha a regra básica de nunca gastar mais do que ganha (trabalho com o lançamento do gasto na "competência", isto é, se parcelei R$1000 em 12 x, lanço todo os mil reais no mês vigente), parecia que eu era um ET que fazia coisas de outro mundo. No final, soltaram: Você controla os gastos hoje, quero ver quando tiver filhos, você não terá tempo pra isso! (Pensei comigo mesmo: Oras, quando eu tiver filhos é que terei que controlar os gastos mesmo!!)
O que vocês acham? Estou tão errado assim?