Segue um desabafo de um acontecido agora há pouco...
Fui fechar a janela do meu apartamento e vi, lá na rua, um cara pulando dentro de uma casa vizinha. Na hora me bateu um pânico... ligo ou não ligo para a polícia? De um lado o medo meio irracional de denunciar e depois ser identificado pelo ladrão e do outro, o receio de acontecer algo mais grave e eu carregar uma parcela da culpa pelo resto da vida.
Venceu o segundo medo. Liguei e passei o endereço para a atendente. As viaturas demoraram 15 minutos para chegar. Nesse meio tempo fiquei espiando pela fresta da cortina enquanto o cara ficava perambulando pelo quintal do vizinho.
Enquanto as viaturas manobravam na calçada o cara se escondeu. Desceram 8 policiais. Ai começa a parte que me deu desespero... Enquanto 7 deles ficaram conversando em volta da viatura e preenchendo algum tipo de papelada, somente um pegou uma lanterna e deu uma iluminada na frente da casa. Uns três minutos depois, sem encontrar nada, eles entraram nos carros e foram embora. 30 segundos depois o cara pulou o muro e saiu caminhando pela rua tranquilamente
A sensação de frustração e incapacidade me fizeram perder o sono. Se o meliante tivesse decidido poderia até continuar na casa por mais tempo e terminar com calma o "serviço".
Não conheço o dono dessa casa mas estou pensando em conversar com ele nesse final de semana para contar o ocorrido (nem sei se a polícia vai procurar por ele). Será que vale à pena? Nessas horas acho que pelo menos a gente tem que tentar ajudar uns aos outros...
Vou tentar dormir um pouco. Só de escrever aqui já ajudou a me acalmar.