3 Dólar por Real - Transação comentada em 10/07/2016 14:39 Imposto de Renda rpinto em 10/07/16 11:43 comentada em 10/07/2016 14:39 Olá, Gostaria de uma ajuda do pessoal para esclarecer uma dúvida. Atualmente recebo em moeda estrangeira fora do Brasil, porém tenho conta no Brasil. Trabalho e moro fora do Brasil. Mantenho investimentos em ações, renda fixa em investimentos no Brasil e invisto também em imóveis quando surge alguma boa oportunidade de negócio. Este é meu cenário atualmente. A minha dúvida é: como eu tenho conta fora do Brasil, eu gostaria de vender uma determinada quantia de dólares para uma pessoa que está no Brasil e que também tem conta fora do Brasil. Ou seja, a transação seria a seguinte: eu deposito dólares na conta da pessoa (conta fora do Brasil) e essa pessoa me deposita reais em minha conta do Brasil, no câmbio acordado entre as partes. Isso é ilegal? Se sim, qual seria os problemas que eu teria caso eu opte por realizar a transação. Se for legal, como eu devo proceder no imposto de renda para informar esta quantia que irá entrar na minha conta? Alguém sugere alguma alternativa para que eu possa realizar a transação sem ter problemas no futuro? Desde já agradeço a atenção dispensada.