Olá amigos,
Sou novo aqui no grupo. Até esses dias eu só conhecia poupança, e agora estou estudando sobre outras formas de investir minhas economias. O canal do Bastter no Youtube foi um dos primeiros que encontrei, e o que mais gostei por sinal, e concordo 100% com a filosofia e o approach.
Gostaria de pedir a opinião de vocês quanto a situação de moradia. A gente sempre pode trocar cinema por Netflix, carrão por carrinho, e por aí vai, mas o aluguel é uma facada constante na carteira do indivíduo, e não tem muito pra onde fugir. Seguem abaixo as estratégias que pensei. Sei que sou iniciante no assunto portanto sintam-se livres para me corrigir ou fazer sugestões melhores. Vambora:
Problema: Moradia. Minha renda flutua muito. As contas do mês não me trazem stress, mas o aluguel sim.
Soluções:
1. Comprar imóvel para morar, pagando aluguel enquanto acumula o dinheiro. (Downside: envolve realização de capital do patrimônio inteiro no momento da compra do imóvel.)
2. Morar de aluguel. Aplicar o dinheiro em investimentos que gerem rendimentos constantes até que estes cubram o aluguel. (Downside: Rendimentos constantes são realização de capital; e não sei se esta estratégia vale a pena no fim das contas, vou explicar abaixo.)
3. Morar de aluguel. Investir sem se preocupar com rendimentos fixos. Se um dia pagar o aluguel for problema, vender investimentos para cobrir o aluguel do ano/semestre mas fora isso é business as usual. (Downside: Não há sensação de segurança; existe a possibilidade de ser forçado a vender no fundo.)
Em detalhes:
1. Estratégia: Comprar o imóvel
1.1. Investir em Tesouro SELIC & ações, meio a meio.
1.2. Quando o valor acumulado estiver próximo do suficiente para comprar o imóvel:
1.2.1. Começar a vender as ações ao longo dos meses, e de acordo com cada ação. (Ou seja, não vender no fundo.) Vender sempre menos de R$20k por mês.
1.2.2. Vender o TD, que até onde sei pode ser vendido antes do vencimento sem problemas, sendo do tipo SELIC.