Olá amigos,
Sou novo aqui no grupo. Até esses dias eu só conhecia poupança, e agora estou estudando sobre outras formas de investir minhas economias. O canal do Bastter no Youtube foi um dos primeiros que encontrei, e o que mais gostei por sinal, e concordo 100% com a filosofia e o approach.
Gostaria de pedir a opinião de vocês quanto a situação de moradia. A gente sempre pode trocar cinema por Netflix, carrão por carrinho, e por aí vai, mas o aluguel é uma facada constante na carteira do indivíduo, e não tem muito pra onde fugir. Seguem abaixo as estratégias que pensei. Sei que sou iniciante no assunto portanto sintam-se livres para me corrigir ou fazer sugestões melhores. Vambora:
Problema: Moradia. Minha renda flutua muito. As contas do mês não me trazem stress, mas o aluguel sim.
Soluções:
1. Comprar imóvel para morar, pagando aluguel enquanto acumula o dinheiro. (Downside: envolve realização de capital do patrimônio inteiro no momento da compra do imóvel.)
2. Morar de aluguel. Aplicar o dinheiro em investimentos que gerem rendimentos constantes até que estes cubram o aluguel. (Downside: Rendimentos constantes são realização de capital; e não sei se esta estratégia vale a pena no fim das contas, vou explicar abaixo.)
3. Morar de aluguel. Investir sem se preocupar com rendimentos fixos. Se um dia pagar o aluguel for problema, vender investimentos para cobrir o aluguel do ano/semestre mas fora isso é business as usual. (Downside: Não há sensação de segurança; existe a possibilidade de ser forçado a vender no fundo.)
Em detalhes:
1. Estratégia: Comprar o imóvel
1.1. Investir em Tesouro SELIC & ações, meio a meio.
1.2. Quando o valor acumulado estiver próximo do suficiente para comprar o imóvel:
1.2.1. Começar a vender as ações ao longo dos meses, e de acordo com cada ação. (Ou seja, não vender no fundo.) Vender sempre menos de R$20k por mês.
1.2.2. Vender o TD, que até onde sei pode ser vendido antes do vencimento sem problemas, sendo do tipo SELIC.
1.3. Tudo vendido, compra-se o imóvel. O imposto de renda sobre o lucro dos investimentos é uma cacetada, mas eu saio do aluguel.
2. Estratégia: Morar de aluguel, recebendo o equivalente
2.0.1. A idéia aqui é evitar a cacetada do IR sobre o principal dos investimentos, pagando IR somente sobre o suficiente para cobrir o aluguel.
2.0.2. A prioridade é que a renda para moradia venha dos investimentos, independente da renda do meu trabalho, que como mencionei, flutua muito.
Aqui o plano é simples:
2.1. Investir em Tesouro IPCA com cupons. Este pode ser para vencer em 2100 já sua utilidade está nos cupons, não no principal.
2.2. Investir em ações de empresas estáveis com dividendos constantes, como setor de distribuição de energia.
2.3. Estando os rendimentos regulares num nível adequado para cobrir o aluguel, muda-se o foco dos investimentos para o “Plano Bastter Convencional.”
3. Estratégia: Morar de aluguel, investindo normalmente
3.0.1. Aqui a estratégia é pagar o aluguel com o rendimento do trabalho;
3.0.2. Manter uma reserva grande (um ano?) para épocas de seca;
3.0.3. Quando a seca for muito ruim, vender os investimentos cuja venda seja favorável no momento e assim cobrir o aluguel do ano/semestre seguinte.
3.0.4. Downside: Aqui existe o risco de que seja necessário vender numa época em que a bolsa inteira esteja em baixa, por exemplo, forçando uma venda no fundo. E tambem, aqui não faço idéia de em qual TD devo investir.
3.0.5. Upside: A realização do lucro só se dá em situações de emergência que, espero, sejam muito raras.
O plano de ação é o mais simples de todos:
3.1. Seguir os ensinamentos Bastter ao pé da letra quanto a todos os investimentos. (Tesouro IPCA, ações boas independente dos dividendos, etc.)
Perguntas:
- Pra mim essa é a grande pergunta: O retorno de investir em um imóvel é a valorização do imóvel ao longo do tempo e os aluguéis que o investidor recebe ou deixa de pagar. Quão possível é ganhar mais que isso com investimentos de baixo risco, como TD e ações? Ou seja, o melhor é sair do aluguel primeiro e aí investir em outras coisas? Ou não necessariamente?
- Referente a 1.2.2 e 3.0.3: Ouço sempre que é errado vender TD antecipadamente. Podem esclarecer?
O que vi até agora é o seguinte: TD SELIC pode vender antes, mas rende menos. TD IPCA não deve vender antes… mas confesso que não entendo exatamente a razão ou como é que funciona.
Imagino que seja como ações: se puder esperar o momento certo (ou seja, não vender no fundo), não tem problema. Ou por acaso é uma situação em que vender TD IPCA antes é sempre, sempre, sempre uma porcaria?
Agradeço qualquer ajuda da parte de vocês e peço desculpas pelo post super longo.
Um obrigado especial ao Bastter pelos vídeos super interessantes no Youtube :)