Acho que a moda agora é girar a vida. Vender tudo que tem e ir para outro país começar do zero. O sonho de ser desenvolvido deixa as pessoas meio cegas.
Tenho visto gente estudando francês pra ir para o Canadá. Outros estudando inglês para tentar a sorte na Europa. Acho que isso não vai dar certo...
Tradicionalmente o brasileiro não é flexível em sua cultura, então a maioria não vai conseguir se adaptar, isso se arrumar trabalho que preste.
Tudo bem que as coisas aqui se deterioraram, mas nada que já não passamos antes. O pessoal que entrou no mercado depois de 2005, ha 10 anos, entrou num Brasil irreal, de fantasia, que nunca vivemos antes.
O Brasil normal é o das crises de 80, 90, início dos 2000. Esse é o normal. O Brasil é isso aí...
Sempre achei estranho as pessoas irem para o exterior, competir lá. O Brasileiro que vai estudar no exterior, seja por um ano pelo menos, já volta melhor. Fluente, com outra visão de mundo, mais flexível.
O Brasileiro que sai em definitivo, normalmente estará em desvsntagem: idioma, escolas piores, cultura, tempo para adaptação, etc.
Acho isso meio loucura, vender tudo e sair pelo mundo. Se isso for objetivo de vida, legal. Mas se estiver saindo "porque aqui está ruim", vai dar m... A fuga nunca é uma boa escolha, pois normalmente é com emoção.
Outra coisa: a vida no mundo desenvolvido é dura. Não tem moleza, principalmente para quem tem filhos. Exemplo: as férias são curtas, o inverno é rigoroso, é cada um por si. Se seu filho fica doente, azar seu, a escola te devolve o menino e você que se vire pra cuidar dele enquanto trabalha.
Um caso: tenho um amigo português que planejou ir para Alemanha com a esposa. Chegou lá e foi fazer uma especialização na área de engenharia, para aprender alemão e se integrar ao mercado. O cara já fala inglês e francês fluentes. Depois de 2 anos não arrumou nada que preste. Sua mulher arrumou numa empresa global, onde só se fala inglês, mas é pouco pra eles.
Resultado: arrumou emprego na África, e fica na ponte aérea... Estamos falando de um Europeu na Europa, qualificado...