Estou juntando um cascalho para a compra de um imóvel daqui a três anos.
Aqui em minha cidade os preços também aumentaram muito, na mesma proporção do que aconteceu em SP.
Os preços estão bem altos, mas estou tentando chegar lá. Atualmente tenho entre imóvel e outros investimentos 450k, e pretendo chegar aos 650k em 2019, para comprar um imóvel praticamente à vista.
Ocorre que estou com receio de acontecer um novo ciclo de valorização, e perder o bonde. Nesse caso um imóvel que hoje consigo comprar por 650k, daqui a três anos pode estar valendo 850k (ou sabe-se lá quanto), e então eu vou estar praticamente no mesmo lugar (a 200k do imóvel).
Particularmente não acho que isso vá acontecer, pois a renda do pessoal está muito comprometida, desemprego etc, além dos preços terem chegado a um valor que simplesmente não tem como pagar.
Por outro lado, alguns analistas estão falando em aumento dos preços dos imóveis, principalmente quando a taxa de juros cair. O momento atual também pode estar gerando uma demanda reprimida, os estoques diminuindo (por diminuição de lançamentos).
Seria uma boa antecipar a compra, entrando em um financiamento, ou manter o plano até 2019? o que vocês acham?
OBS: tem que se considerar que no momento atual posso até conseguir uns bons descontos (já vi imóveis que o pessoal arrrotava 900k, mas estava anunciado por 800k e agora já vi um anunciado por 700k - tudo no mesmo condomínio).