A capacidade de poupar está diretamente ligada ao seu padrão de vida.
Não basta ter um padrão de vida compatível com a renda, para fazer sobrar dinheiro todo mês tem que ter um padrão de vida inferior à sua renda. Pelo menos é o que tenho percebido aqui em casa nos últimos 2 anos (período em que comecei levar a sério montar um patrimônio para a aposentadoria)
Os manuais, os especialistas em finanças pessoais, todos falam em ter uma folga de pelo menos 10% do salário para fazer aportes mensais. Pois eu tenho, meus gastos são super controlados, tudo planilhado e planejado para sempre sobrar no mínimo 10% do salário. O que não dá pra planejar são as surpresas e os gastos inesperados...
A máquina de lavar roupas quebrou, lá se vão 350 reais
Precisa colocar tela antimosquito por causa do bebê, lá se vão mais 730 reais
O carro já tem 3 anos, finalmente está quitado, mas agora tem que trocar os pneus, lá se vão mais 1500 reais
o filho do melhor amigo resolveu casar de ultima hora, lá se vão mais 500 reais
e assim vai... 10% do salário não é muito, qualquer coisinha já foi se embora o dinheiro do aporte
Talvez essa não seja a realidade de todos, mas para os que estão na mesma faixa salarial que eu (nem sei como classificar isso: classe média baixa? baixa?... não interessa... é a classe de quem rala pra ter um apto medio num bairro médio com um carro médio e fazer uma viagem média no final do ano)
No meu caso, mesmo assim consegui em 2 anos montar uma carteira diversificada (ações, FII, renda fixa e a RE) mas não graças ao meu salário, graças à um segundo trabalho que eu tenho (não misturo os dinheiros, o segundo trabalho cai em conta separada e ele vai todo pros aportes)... mas de salário principal? consigo contar nos dedos de uma mão os meses em que eu fiz aporte com a sobra do salário principal.
De tudo isso concluo que fazer sobrar 10% do salário é uma conta equivocada, é muito pouco! Se eu não tiver mais o segundo emprego tenho que baixar meu padrão de vida para uns 70% da minha renda, dai talvez mesmo com os gastos inesperados eu consiga fazer sobrar 10% para fazer aportes.