Pessoas
Hoje tenho uma RE que equivale a 2 meses do meu salario. Diversas vezes utilizei-a, como quando minha mulher quis fazer moveis planejados para o quarto. Nao pensei 2 vezes e usei o dinheiro quase todo da reserva pra ter 5% de desconto, depois montei novamente a reserva. RE é pra isso, se não usa é investimento.
O problema é que na empresa que trabalho esta havendo uma onda de demissao. Nao acho que vou estar na leva tao cedo, mas nada e garantido. Eu ganho bem na empresa que trabalho mas sei que nao vou conseguir o mesmo salario em outra empresa por conta do mercado, nao da minha preparação. A empresa paga fora da curva tambem.
Estou querendo me precaver de alguma forma. Se eu for mandado embora, eu tenho quase 50% do que tenho investido em FGTS que poderei usar (depois de muita burocracia) pra ir me adequando ao novo padrao de vida de acordo com meu salario.
So que eu posso precisar de dinheiro nesse meio tempo. Quando comecei a investir, fiz a cagada de colocar muita grana em um CBD que não e liquido e so termina no final de 2018 (sim, foi cagada mesmo). Esse dinheiro esta lancado no BS na parte de renda fixa.
Eu determinei um % para renda fixa, outra pra acoes e outra pra FII. O lance é que como eu tenho mais grana nesse CDB, o BS so me manda comprar ou acoes ou FII.
Estava pensando em igorar o BS por um tempo e aplicar em algo com maior liquidez com perda menor. Convenhamos que se eu precisar vender acoes eu corro o risco de vender e perder dinheiro com oscilacoes de preço (calma bastter, eu to cagando pro preco). Estava pensando em passar alguns meses fazendo aportes em Tesouro Selic (eu sei que nao tem a mesma liquides de poupança, mas pra isso eu tenho RE). Se der algum problema, eu posso vender o tesouro sem perder muito dinheiro.
Pra essa reserva eu to pouco me lixando pra rentabilidade, mas nao ao ponto de deixar na poupanca visto que nao vai ser usado com frequencia.
Pergunta: to certo na abordagem ou deveria continuar com o BS e se der algum problema que nao conseguir resolver com a RE vender as acoes e bola pra frente?
Desculpe o textão.