Esta é uma observação sobre como apenas você pode limitar seu potencial principalmente se você pretende vender algo.
Com esta febre de Pokémon GO uma pessoa muito inovadora resolveu usar uma impressora 3D e imprimir os pokemóns, simbolos dos times do jogo entre outros e vender a preços muito acessíveis em uma faculdade grande. Munido de cartões de apresentação e logo próprio, atendimento via Whatsapp para pedidos custom o vendedor passava de mesa em mesa mostrando os produtos que por serem feitos em uma impressora 3D espantavam em detalhes e engenharia moderna. Eis que chegou em uma mesa onde eu me encontrava com conhecidos e se apresentou todo confiante.
Mesmo eu não jogando, quis presentear alguém especial com o símbolo do "Team Mystic" azul.
"Quanto custa?"- eu disse
"9 Reais"
"Não tenho dinheiro aqui, você passa cartão?"
"Não tenho isso não"
"Ah sem problemas, me fale sua conta que eu transfiro agora 9 reais"
"Ah me desculpe...eu não confio direito nessas coisas de dinheiro eletrônico"
E assim caiu por terra e limitação a venda. Agradeci e saí.
Uma pessoa está preparada para conviver com realidade aumentada (Pokémon GO), engenharia moderníssima do século 21 (Impressora 3D), mas não está preparada para conviver com algo que já existe há muito tempo: Dinheiro virtual. Dígitos em um aplicativo de banco. Dígitos que aparecem na tela de um caixa eletrônico há algumas décadas no país, mas que não apresentam o toque físico e segurança de posse que uma nota impressa em papel tem.
Isso me fez pensar que o limite de muitas ideias inovadoras pode não ser a falta de oportunidade ou mercado, mas sim a falta de se adaptar às condições em que se vive. Ele perdeu um cliente. Em escala maior poderia ser um empreendedor perdendo sua empresa de artes com impressora 3D por falta de adaptação ao cliente.
E me deu mais uma conclusão: A maior parte das pessoas sequer está preparada para deixar de ver dinheiro em notas virar dígitos em um banco, quanto mais preparada para fazer algum tipo de investimento que use dígitos eletrônicos e abstratos como ações, títulos de dívida ou cotas de fundos imobiliários.
Sorry for the long post, heres a 3D Printed Doge for you: