Alguém opera ou já operou?
Estou com algumas dúvidas a respeito de custos e tributação.
O que li é que, primeiramente, devemos abrir uma conta numa corretora estrangeira (óbvio) e enviar os recursos em dólar, pagando IOF (0,38%) sobre a operação.
Se a origem do dinheiro for em reais, ou seja, vc recebeu em reais no Brasil, converteu em dólar e enviou pra corretora, então o IR é calculado da seguinte forma:
- 15% sobre o lucro da operação, em reais. Deve-se calcular o valor da compra e da venda em reais, utilizando a taxa de conversão do dia da compra e do dia da venda. Usa-se o programa da Receita GCME (ganho de capital em moeda estrangeira) e gera-se a DARF com o código 8523.
Até aí está certo?
Agora vêm as dúvidas:
1) Qual o custo de se enviar dinheiro para uma corretora estrangeira, além do IOF?
2) O IR é de 15% sobre o lucro do mês para qualquer operação, inclusive day-trade? Ou, como no Brasil, alíquota é diferente?
3) Se eu tiver prejuízo num determinado mês, posso abater (compensar) esse prejuízo no mês seguinte, em caso de lucro?
4) Além do imposto sobre o lucro pago aqui no Brasil, com a DARF com código 8523, existe algum outro imposto que deve ser pago lá fora?
5) Supondo que eu transfira 10.000 dólares para a corretora estrangeira, faça diversas operações e no final de um período meu saldo, após ter pago todos os impostos devidos, seja de 20.000 dólares. Se eu quiser trazer esse dinheiro de volta pro Brasil (fazer um resgate), quais os custos envolvidos? Terei que pagar mais algum imposto sobre a variação cambial, por exemplo?
6) Se eu transfiro por ex. 10.000 dólares e não faço nenhuma operação, e resolvo resgatar esse dinheiro (trazer pro Brasil):
- se o câmbio estiver maior no dia do resgate do que no dia do envio pra corretora, terei um lucro pela variação cambial. Devo pagar algum imposto por isso? Se sim, qual a alíquota e como fazer isso (Darf, etc)?
- se o câmbio estiver menor, terei um prejuízo pela variação cambial. Tenho como compensar esse prejuízo de alguma forma, com outro tipo de operação?
Obrigado!!