Investir em financiamento é algo que o Bastter é contra mas tenho algumas situações em que eu decidi financiar imóvel para investimento e pode ser rentável.
1º O imóvel tem que ser MUITO bem escolhido em área onde o aluguel é fácil (escolhi próximo a faculdades), o aluguel pague pelo menos metade da parcela do imóvel e a amortização seja pela tabela SAC que a parcela amortize 17% a 20% do valor do imóvel.
2º O dinheiro da parcela inteira tem que ser facilmente pago pelo investidor.
Meu exemplo é:
Imóvel custa 130 mil.
Financiamento de 104 mil.
Parcela de R$1.200,00
Aluguel liquido de R$680,00.
Amortização mensal de R$250,00.
Com o imóvel alugado se gasta R$ 520,00 mensais , mas os R$250,00 seriam abatidos da dívida.
Supondo o imóvel alugado 11 meses ao ano durante 5 anos corrigidos igp-m 6%.
Rendimento de aluguel : ~R$45.000,00
Amortização : ~R$15.000,00
Gastos com prestações: ~R$65.500,00
Gasto real tirando amortização e rendimento: ~R$5500,00
E seguindo que o índice de custo da construção continue a crescer saudável com 4% ao ano. Seu imóvel estará valendo : 158 mil.
E após 5 anos a parcela estará em R$1000,00 reais! Pois ela vai caindo gradativamente, chegará uma hora em que o aluguel pagará a parcela, e você terá amortizado já grande parte da divida fora a valorização do imóvel.
É claro que tudo pode acontecer, que imóveis podem desvalorizar num curto prazo, que o imóvel pode ficar sem alugar, por isso tem que ser muito bem planejado e estudado e tem que caber tranquilamente no orçamento, mas acho que é algo a ser estudado pois já fiz um investimento assim e esta sendo rentável, e no longo prazo é bom pois imóveis sempre se valorizam, mas no curto médio tudo pode acontecer.
Obrigado.