Não lembro exatamente qual era o chat mas transcrevi esta excelente passagem do Senesino falando algo mais ou menos assim:
"Você tem que conhecer a empresa, saber a missão da empresa, ou seja, pra que que ela existe, qual foi o motivo dela ter sido aberta. Qual é a visão da empresa. Aonde ela pretende estar no médio e longo prazo. E qual a estratégia que ela tem que usar para chegar lá. E quais são os riscos e desafios desta estratégia.
No começo pode ser válido escolher apenas empresas que você conhece, e de preferencia que sejam consumidores dos serviços, pois desta forma fica muito mais fácil contextualizar tudo isso de uma maneira prática. Fazer análise de campo.
A pessoa deveria comprar a ação da empresa como se estivesse comprando a empresa inteira.
Comparando com tudo aquilo que a empresa diz ser, sua missão e visão, com a realidade que vemos em nossa analise de campo, é possível ter uma noção, se as duas coisas estão se adequando, ou apenas a empresa contratou uma firma de consultoria, para escrever umas frases bonitinhas que não tem nada haver com a empresa mesmo.
Interrelacionar o que vemos nos quadros de balanços, com as informações que são passadas pelo RI, e com a realidade que vemos em nossa analise de campo sobre a empresa."