Amigos, este assunto sempre surge aqui e gostaria de compartilhar minha experiência pessoal no assunto, que talvez possa ajudar alguns. Cada caso é um caso, mas para mim, houve mais aspectos positivos que negativos.
Conheci bem 5 planos de PP em diferentes empresas e nos 5 ocorreram basicamente as mesmas situações. Recentemente recebi uma carta de um dos planos, do qual saí há 10 anos, informando que havia um saldo residual... Fiquei impressionado em como me encontraram e no esforço que fizeram, apesar do valor ser irrisório.
- num momento em que eu estava iniciando a vida no mercado, com salário baixo, a possibilidade de dobrar o aporte mensal foi muito importante
- todos os planos contribuem com até 9% do salário, igualando a contribuição do empregado. Isso significa um salário a mais por ano!
-planos bem administrados, com opções conservadoras (basicamente TD)
- taxa de administração zero, pois os custos são pagos pela patrocinadora (empregador). Carregamento também zero.
- Todos permitiam incorporar 100% dos aportes da empresa após 5 anos de contribuição
- todos possuíam acesso rápido a crédito subsidiado com juros muito abaixo do mercado (usei duas vezes para emergência).
Enfim, depois de 20 anos, fui migrando de um para outro e fazendo resgates para outros investimentos, quando era conveniente e permitido. Foi para mim uma turbinada inicial e depois uma outra alternativa para diversificação, com um aporte subsidiado.
Para quem está iniciando numa empresa, é sempre bom entrar no plano, pois você pode sair na hora que quiser, mas normalmente não pode entrar depois que recusou inicialmente.
Inicialmente foi relevante na minha carteira (quando eu era um duro), hoje representa (todos somados), em torno de 15% do meu patrimônio. Ou seja, 7,5% do meu patrimônio veio das empresas que trabalhei...