Eu estava assistindo ao último chat gravado pelo @eduardo.cavalcanti, quando de repente algo me chamou a atenção: no decorrer do chat, ele disse várias vezes "cheque especial".
Qual a novidade? Nenhuma, mas por algum motivo eu concluí que essa foi uma das maiores armadilhas já criada pelos bancos, e que boa parte do sucesso e popularização desse produto está na escolha de seu nome.
Assim como conheço pessoas que se acham ricos por possuírem cartões de crédito com limites altíssimos e bandeiras diferenciadas, eu imagino que na criação desse produto, o apelo também tenha sido o de dar ao cliente algum ar de diferenciação. Ao emitir o cheque, na folha vem escrito especial, e as pessoas associam isso a algum tipo de status.
Não seria a mesma coisa caso o produto se chamasse: limite de crédito para contas negativas.
De fato, mesmo na minha família e com vários amigos que conheço, sempre notei essa associação entre crédito e status, o que mostra que o trabalho de educação financeira no Brasil é árduo.
Parabéns ao Bastter, ao Eduardo e demais consultores. Esse site é um ponto fora da curva.