Sou servidor público mas tenho uma segunda fonte de renda relacionada a negócios da família de pequeno/médio porte no ramo imobiliário (projetos, construção, incorporação, venda e aluguel de imóveis etc.).
No caso, investir em FIIs ou em ações de empresas deste ramo (EZTEC, por exemplo), não seria uma diversificação pois teria no futuro patrimônio neste segmento ou não tem nada a ver uma coisa com outra, uma coisa seria diversificação nos investimentos passivos e outra coisa seria o trabalho e negócios etc.?
Pq, por exemplo, no momento atual da construção civil, a empresa não vai bem, nem a venda de imóveis, assim como várias empresas de capital aberto neste segmento também pioraram (não sei os FIIs, pois não acompanho). Então, no meu entendimento colocar na carteira empresas deste segmento não seria uma diversificação no meu caso. Mas gostaria de saber a opinião de vcs neste caso.
Mas ao mesmo tempo fico confuso, pois de acordo com aquele livro de Peter Lynch ele recomenda investir no que conhece, no que trabalha etc. para aproveitar oportunidades, mas acredito que ele se refere a valuation e trade de valor correto? E não a buy and hold passivo com pequenos aportes mensais, que é o que pretendo fazer unicamente, pelo menos neste começo.