15 Entendendo a Natureza das Instituições Antes de Atacá-las comentada em 23/09/2016 09:32 Assuntos Gerais MarkFord em 22/09/16 22:24 comentada em 23/09/2016 09:32 Sobre essa discussão sobre o Poder Judiciário, acho válido dizer o seguinte: o que é preciso entender é que, quando uma questão chega ao Poder Judiciário, é porque a autocomposição entre os litigantes não foi alcançada, ou seja, lá chegam só os abacaxis que a própria sociedade não deu conta de resolver. E é óbvio que, quando o problema é grave ao ponto de se ter de socorrer a um terceiro (o juiz) para que imponha uma solução, a tendência é que todos fiquem descontentes (dificilmente uma causa é julgada totalmente procedente ou totalmente improcedente - deixando insatisfeitas ambas as partes). Acho errado atacar as intituições sem entender a natureza delas. Por exemplo, o Poder Judiciário está aí pra resolver abacaxis que as próprias partes não deram conta de solucionar; o Poder Legislativo, por sua vez, está aí para compor interesses antagônicos em uma sociedade pluralista, democrática e de dificílimo convívio, cheia de choques de valores que precisam ser harmonizados. Então, o que se deve esperar de tais instituições? Ora, o compromisso com sua missão institucional. Acho que, apesar dos defeitos, elas fazem o que podem e o cidadão, antes de criticar, deve ter pelo menos a consciência de que tipo de atividade referidas intituições desenvolvem e porque foram criadas.