Vi o tópico abaixo sobre o assunto e não pude deixar de pensar sobre isso.
Quase sempre, esse dinheiro será maldito (falando especificamente de herança dos pais), ao menos nessas duas situações:
1 - O dinheiro vem em uma etapa da sua vida em que pode fazer diferença significativa: ou seja, você perdeu os seus pais ainda jovem, não há nada a se comemorar.
2 - O dinheiro veio tarde, no momento natural, seus pais morreram velhos e você está ficando velho, e mesmo assim esse dinheiro vai fazer muita diferença: você não acumulou patrimônio, talvez tenha passado a vida inteira contando com isso, e agora está sem os seus pais.
Pra mim é bem simples, meu pai faleceu aos 52 anos e não me deixou nada. Minha mãe é professora do estado. Nunca contei com herança e sempre tive que me virar, e isso tem feito com que eu me esforce muito mais do que pessoas que eu conheço que contavam com isso e deixaram o tempo passar.
Ninguém, e eu repito, NINGUÉM deve jamais CONTAR com herança. Os seus pais, caso sejam abastados, tem todo o direito de gastar tudo aquilo que acumularam, caso assim o desejam, em vida.
Só há uma certeza que tenho sobre o assunto: sem ainda em vida eu notar preocupação da minha filha com isso, terei a certeza de que fui um péssimo pai.