Estava lendo o post do @Pedro95 sobre a duvida dele e resolvi escrever um novo
Pedro, gosto muito de milhas, gosto de ler tudo sobre o assunto e também já viajei várias vezes usando apenas milhas, então vou compartilhar o pouco que eu sei sobre esse assunto
Milhas foram feitas para serem usadas e não para serem acumuladas como patrimônio, então não recomendo ficar acumulando milhas eternamente sem previsão de uso nem um objetivo fixo em mente. Os programas de milhas são voláteis, mudam as regras a toda hora e infelizmente essas empresas não são reconhecidas pelo respeito ao consumidor. Então a primeira dica é não ficar por anos ajuntando milhas sem nem saber porque ou para que.
Fixe um objetivo a ser alcançado. Determine para onde quer ir (ou pelo menos para que região quer ir) e baseado neste objetivo escolha o programa que você irá participar. Cada programa tem suas peculiaridades e não existe um programa universal ou o melhor programa de todos, então a melhor forma de aproveitar as milhas ao máximo é escolher o programa de milhagem que se encaixe melhor aos seus planos.
Existem duas formas básicas de pontuar: Utilizando o cartão do seu banco ou utilizando diretamente um cartão de crédito do programa que você quer se filiar. Geralmente os cartões dos bancos são melhores pois além de terem maior flexibilidade na hora de transferir os pontos, fazem várias promoções de bonificação dos pontos na hora de transferir para os programas. O uso de um cartão especifico de programa de milhagem só é vantajoso se você escolher um destino especifico que não é atendido pelo seu banco. Por exemplo: O programa de pontos do Banco do Brasil não transfere pontos para o programa AAdvantage (que é o melhor para passagens para os EUA, exceto NY, Miami e Orlando), então se seu objetivo é conseguir uma passagem para Chicago por exemplo, não faz sentido ficar ajuntando pontos no BB, é melhor fazer o cartão da AAdvantage.
Os quatro programas mais famosos são:
SMILES: É o programa da Gol, tem convenio com um monte de cia aérea e dá pra pegar passagem para praticamente o mundo inteiro, porém é famoso por ser difícil de resgatar passagens utilizando parceiros, também é famoso por as vezes cobrar valores exorbitantes em milhas pelas passagens para determinado destino.
Pontos fortes: A flexibilidade de escolha e as promoções, a SMILES é a que mais faz promoção de bonificação, então é relativamente fácil aumentar o saldo de milhas. Outro ponto forte também é a parceria com a Delta, é bem fácil conseguir voos para NY, Miami e Orlando na tabela padrão.
Pontos fracos: As milhas expiram em 3 anos e precisa de muita antecedência e persistência para conseguir uma passagem a um valor de milhas razoável.
AZUL: Programa da cia Azul, é imbatível nos trechos nacionais onde a cia opera e também nos voos para Miami (na verdade pousa em Fort Lauderdale que fica proximo de Miami).
Pontos fortes: A oferta de voos com milhas é abundante, ao contrário da Smiles onde frequentemente aparece voo indisponivel com milhas, na Azul sempre tem voo disponivel com milhas, mesmo comprando em cima da hora.
Pontos fracos: A malha da cia ainda é relativamente pequena, então se seu destino escolhido não é atendido pela Azul, não faz o menor sentido se filiar a esse programa.
AAdvantage: É o programa da American Airlines, possui cartão de crédito próprio que é emitido pelo Citibank e é o que possui a maior variedade de voos para os EUA. Os valores das passagens em milhas são bons e a disponibilidade é boa. Igual a Smiles tem convenio com várias cias aéreas.
Ponto forte: As milhas não expiram nunca, nunca mesmo (desde que você use o cartão pelo menos uma vez a cada 3 meses)
Ponto fraco: Não tem e nem nunca teve promoção de bonificação, portanto é mais dificil ajuntar milhas.
Multiplus: É quase identico ao SMILES, tem muitos parceiros mas não tem muita disponibilidade de voos, é um programa meio generico e por isso mesmo não tem as vantagens dos programas mais especificos.
Além desses 4 existem mais pelo menos uma dezena de outros programas menores, mas que não são necessariamente inferiores. Por exemplo, o Bastter já disse aqui que gosta de ir pra Portugal e provavelmente ele deve usar diretamente o programa da TAP, que é o que tem passagens mais baratas para Portugal.
Decida para onde quer ir, decida qual programa se encaixa melhor no seu destino e comece a pontuar somente nesse programa, dai é só esperar que uma hora consegue a passagem.