Meu primeiro emprego foi como caixa numa papelaria então sempre soube da dificuldade que é ter moedas em caixa. Por isso, vez por outra, quando junto muitas moedas, levo a algum estabelecimento em que eu esteja para trocar por notas.
Uma vez, a única, isso me causou constrangimento. Não me lembro aonde nem quando mas foi em alguma lanchonete. Estava efetuando o pagamento no caixa e me lembrei das moedas ajuntadas. Totalizavam R$ 5,00, divididas em frações de R$ 1,00, R$ 0,50 e R$ 0,10. Não despenderia muito tempo para que a funcionária as contabilizasse e o local estava vazio. Então fiz como o de costume; peguei o porta-moedas e disse, com um sorriso: "aceita troco?". A caixa ficou feliz e começou a contar.
Próximo a nós estava uma atendente ociosa no balcão. Ao ver a situação aproximou-se, verificou as moedas e olhando para mim, com as sobrancelhas arrogantes arqueadas, um olhar debochado e tensão nos cantos da boca - quem conhece a grosseria infelizmente comum do atendimento de inúmeros estabelecimentos cariocas irá entender exatamente que expressão é essa - disse: "por que você não pagou sua compra com as moedas?".
Fiquei sem reação. Como ela me fitava em busca de resposta e a caixa parou de contar as moedas, pois provavelmente ela também ficou constrangida, vi que a situação só se encerraria depois que eu falasse alguma coisa, qualquer coisa. E falei a primeira coisa que me passou pela cabeça: "porque preciso das notas".
Agora costumo trocar moedas somente num restaurante próximo ao meu serviço onde o dono, um senhor muito simpático, sempre fica feliz quando chego com as pecinhas. Mas se eu passar por alguma situação semelhante àquela já tenho minha resposta, a que me fugiu diante a situação inusitada: "devolva-me as moedas, tchau!".
Alguém já passou por uma situação semelhante?